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Dicas simples de SEO para pequenos negócios

Dicas simples de SEO para pequenos negócios

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Ações de SEO (Search Engine Optimization), ou em português Otimização para Buscas, são essenciais para a construção de qualquer estratégia de marketing digital. Através do SEO, uma página na internet pode alcançar melhores posições em resultados de pesquisa, trazendo acessos e visibilidade ao negócio.

Porém, a maioria das pequenas empresas não sabe ao certo como implementar esta estratégia. E além dessa falta de conhecimento sobre SEO, negócios menores costumam não ter investimento para este tipo de ação.

A seguir, confira dicas simples que vão te ajudar a ganhar mais dinheiro na internet com a otimização de SEO nos conteúdos que seu negócio produz.

 

SEO para Pequenos Negócios – O que você precisa considerar para ter bons resultados:


1 – Defina o público-alvo:

Este é o primeiro passo, pois conhecendo bem o público-alvo a linguagem usada nas postagens será mais assertiva, gerando melhores resultados.

Para saber quem é seu público, é preciso responder a questões como:

  • Quem é seu consumidor?
  • Quais as necessidades que sua empresa pode suprir no seu consumidor?
  • Qual a classe social do seu público-alvo?
  • Onde eles moram e/ou trabalham?
  • Por que que eles devem comprar o produto/serviço de sua empresa e não da
  • concorrência?

2 - Saber como que o cliente chega até sua empresa

É preciso conhecer bem os clientes e utilizar tudo o que se sabe sobre eles, além dos diversos dados que você possa eventualmente captar através de outras ferramentas de inteligência estratégica.

Este cadastramento de informações e sua correta análise vão resultar no melhor caminho para chegar a potenciais clientes, onde você poderá aplicar as melhores estratégias de marketing digital.

3 - Tenha um site responsivo e que impulsione vendas através de dispositivos
móveis

Levando em conta a frequente utilização de dispositivos móveis por parte dos consumidores, o GPS pode ser um grande aliado, principalmente se tiver um negócio local. Basta que junte as técnicas de SEO com artigos e palavras-chave para que a sua localização se complemente com anúncios que só vão aparecer neste tipo de aplicativo e para quem se encontrar no raio de 5 km do seu negócio.

4 - Otimize o seu site tendo por base as melhores práticas do Google

Todos sabemos que o Google é que define as regras dos rankings para todas as pesquisas, no entanto, se souber como é que você pode melhor se classificar nas pesquisas gerais e locais, vai conseguir ter uma enorme vantagem sobre a sua concorrência.

5 - Criar conteúdos relevantes e úteis

A criação de um conteúdo relevante e útil para o seu cliente é sem dúvidas uma das apostas para conseguir que os potenciais clientes acessem ao seu site. Você pode fazer vídeos, por exemplo, tutoriais ou outro tipo de conteúdo que crie confiança nos seu público-alvo.

6 - Crie links de confiança

O link building é uma tática de SEO a ser utilizada onde se visa conseguir links de outros sites, aumentando a popularidade nos sistemas de busca.
Mas é preciso ter cuidado, uma vez que esta pode ser vista pelo Google de forma duvidosa. Coloque seus links em sites de renome e de forma pontual, isso vai aumentar a sua cotação nos motores de busca.

No entanto, se optar por estar sempre colocando links em todos os sites, o Google vai
considerar uma tática duvidosa e vai baixar o ranking do seu site.

Por onde começar a praticar SEO

A otimização para os motores de busca deve começar diretamente no seu site e na forma como o mesmo é criado.

Para isso, é preciso garantir uma pesquisa prévia das palavras-chave para o seu negócio, para que cada vez que um potencial cliente faz uma pesquisa pelos serviços que você tem para oferecer, você apareça bem no ranking de pesquisa.

Tenha em conta que se optar por uma plataforma de hospedagem (como é o caso do Wordpress ou Wix), deve escolher um template que não seja pesado e que seja responsivo para dispositivos móveis. A partir disso, você deve analisar a arquitetura do site, pois esta vai determinar a maneira
como o seu site é visto e indexado pelos algoritmos do Google, assim como a velocidade do mesmo.

Analise também todos os aspetos técnicos do seu site (heading, velocidade, títulos das imagens, tamanho das imagens, se é ou não responsivo para dispositivos móveis…), pois se a arquitetura não for correta, todas as outras otimizações podem não ter utilidade. Leve em consideração que a arquitetura do site também vai determinar a experiência do público, uma vez que o mesmo vai abandonar mais facilmente o seu site se não encontrar
aquilo que está procurando. É importante verificar se o endereço da página (URL) refletem o seu negócio, com uma linguagem simples e direta.

Quer ter sucesso com suas páginas na internet? Então não deixe de aplicar essas dicas de SEO para o seu negócio e obtenha as melhores posições nos rankings de busca.

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Igor Barazzetti
Sobre o Autor
Igor Barazzetti é Diretor da Hit Marketing Digital e Publicitário, concluindo pós-graduação em Comunicação Digital. Eterno estudante de marketing, acredita no empreendedorismo como forma de transformação pessoal e profissional.